No Results Found
The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.
INSPIRA
Na Tabaqueira, somos um agente ativo, aberto ao debate e às ideias. Intervimos e participamos. Inspiramos e deixamo-nos inspirar.
Sendo a Inclusão & Diversidade (I&D) tema central da nossa atuação, em termos estratégicos e de práticas de gestão, a Tabaqueira acolheu, no passado mês de maio, a primeira iniciativa a nível global do STRIPES, grupo de trabalhadores da PMI que promove a inclusão da comunidade LGBTQ+ no grupo.
Em Sintra, estiveram reunidos quatro dos dinamizadores internacionais desta iniciativa interna – formalmente criada em 2020, num debate que contou com 285 participantes de 20 mercados da PMI – Portugal, Suíça, França, Espanha, Polónia, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Bélgica, Argentina, Itália, Austrália, Colômbia, República Checa, Cazaquistão, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Turquia. O painel de oradores contou ainda com a presença de Marcelo Nico, numa conversa que deu a conhecer os principais desafios e prioridades da comunidade LGBTQ+ dentro e fora da organização e como a Inclusão & Diversidade impacta a atividade do grupo.
Para o futuro, são unânimes em reconhecer que as prioridades incluem uma maior dinamização da comunidade LGBTQ+ pelos diferentes mercados da PMI, a angariação de novos aliados dentro da organização e a criação de um glossário que ajude a compreender a linguagem e a terminologia associadas.
Se é certo – e são muitos os estudos que o comprovam – que as organizações inclusivas, que suportam e celebram as diferenças, são mais produtivas, para a Tabaqueira e para a PMI as políticas de inclusão são absolutamente vitais para dar cumprimento ao desígnio da transformação da nossa atividade, rumo a um futuro sem fumo. Quando pessoas prosperam e são plenas, afirmando a sua individualidade de forma livre e sem medos, liberam o seu máximo potencial, são inovadoras, disruptivas. Como lembrou Marcelo Nico, Diretor Geral da Tabaqueira, no debate, “ser diferente é provavelmente o maior ativo que cada pessoa pode dar à organização e é esta diferença que torna a nossa organização mais rica, mais humana, mais produtiva e mais sustentável”.
O grupo STRIPES GLOBAL tem como objetivo apoiar os colaboradores, produzindo orientações e formas de atuação alinhadas com a política global da empresa. Ao mesmo tempo, procura dinamizar um conjunto de iniciativas variadas que permitam afirmar a comunidade LGBTQ+ e garantir e que a PMI concretiza o seu propósito rumo à inclusão.
O STRIPES GLOBAL é um entre vários Employee Resource Groups (ERGs) da PMI – grupos de discussão, constituídos por trabalhadores, voluntários, que visam promover uma cultura de inclusão e de pertença, proporcionando oportunidades de conexão, comunicação, inspiração e educação. São espaços de diálogo seguros e que procuram apoiar e celebrar as vozes diversas e amplificar a visibilidade das minorias. A equidade racial e cultural, a igualdade de género, a valorização das pessoas com deficiência são temas centrais de diversos ERGs, incluindo, além do STRIPES GLOBAL, o EMBRACE GLOBAL, o PMI ABLE e a WIN GLOBAL (Women’s Inspiration Network). Saiba mais sobre estes grupos de discussão aqui.
Porque a sensibilização para a proteção do ambiente é um dos focos de ação da Tabaqueira, voltámos a apoiar mais uma iniciativa do grupo Global Media (DN, JN e TSF), desta vez com a Câmara Municipal de Gaia, que juntou um conjunto de voluntários para uma manhã de plogging – e que junta o picking (recolha) ao jogging (corrida) –, com o rio Douro em pano de fundo. A ação de recolha de lixo nas ruas de Gaia, nomeadamente de beatas, decorreu no sábado, 30 de abril, para coincidir com o Dia Nacional do Associativismo Jovem e como forma de “homenagear as associações juvenis do concelho”, de acordo com o executivo camarário – tendo várias dezenas de voluntários participado nesta iniciativa, que contou também com uma aula de move, no final.
A Tabaqueira anunciou ainda a doação de 15 cinzeiros para a zona do cais de Gaia, com o objetivo de sensibilizar e promover a correta deposição das beatas.