No Results Found
The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.
NAS NOSSAS MÃOS
A Philip Morris International (PMI) anunciou recentemente o alcance de uma meta relevante para o seu propósito, rumo a um futuro melhor, ao alcançar o objetivo global de equilíbrio de género: ter pelo menos 40% de representação feminina em funções de gestão até 2022. Uma meta que estava traçada apenas para 2025, mas que foi atingida três anos antes.
Na Tabaqueira, subsidiária portuguesa da PMI, que por diversas ocasiões tem sido destacada como um case study dentro do universo da casa-mãe, orgulhamo-nos de ter chegado ainda mais cedo a esta realidade mais paritária. Numa organização que conta com mais de 1.200 pessoas, de 28 nacionalidades e onde se falam cerca de 20 línguas diferentes, a Igualdade, a Diversidade e a Inclusão são temas-chave da estratégia de gestão da Tabaqueira e centrais nas nossas políticas de Recursos Humanos.
Trata-se de um trabalho diário que privilegia o crescimento profissional igualitário, inclusivo e justo das suas pessoas, apoiada ao mais alto nível pela organização – quer localmente, quer globalmente. Fomos a primeira empresa portuguesa a receber a certificação de EQUAL-SALARY – que confirma que a pagamos de forma igual a homens e mulheres pelo desempenho de funções iguais, atribuída pela Fundação independente EQUAL-SALARY – e, neste, como noutros aspetos, temos sido pioneiros na implementação de práticas que promovem a igualdade, independente do género, mas também em termos de etnia, raça ou religião.
Metade da população, as mulheres representam, pois, 50% do talento, da inteligência e da criatividade, pelo que é também nessa proporção que devem estar representadas em todas as esferas da sociedade. Estudos demonstram que uma força de trabalho inclusiva e diversificada impulsiona o compromisso dos colaboradores, aumenta a produtividade, estimula a criatividade e a inovação e, acima de tudo, acrescenta valor às organizações. Cabe, pois, a estas, abarcarem todo este potencial e contribuírem para a mudança.
Para a PMI e para a Tabaqueira, a igualdade e a inclusão são peças fundamentais da nossa ação, sendo que todos os processos de recursos humanos são analisados a partir de uma perspetiva de igualdade: recrutamento, gestão de talento, oportunidades de carreira.
Porque este é um caminho contínuo, a PMI já estabeleceu nova meta, mais ambiciosa, para 2025: chegar a 35% de mulheres em cargos superiores.
Jacek Olczak, CEO da PMI, referiu, aquando da divulgação pública deste novo objetivo global: “A existência de perfis, backgrounds e perspetivas diversificadas permite-nos tomar melhores decisões e mais ponderadas, bem como contribuir para um desempenho melhor e mais sustentável. Acredito firmemente que uma cultura baseada na justiça, na inclusão e na diversidade são cruciais para o progresso da PMI na prossecução de um futuro sem fumo e continuarão a beneficiar a nossa empresa, à medida que nos tornamos cada vez mais focados nas necessidades dos nossos consumidores”.
Nesta mesma ocasião, a empresa comunicou também a recertificação de EQUAL-SALARY e que, novamente, confirma que a PMI a pagar de forma igual a homens e mulheres pelo desempenho de funções iguais nos mais de 90 mercados onde opera.
Iniciativas e exemplos de sucesso da PMI para alcançar em pleno a igualdade de género:
√ Abordar a questão do preconceito de género na avaliação de talentos, incluindo o recrutamento, a gestão de desempenho e a oportunidades de carreira.
√ A introdução de diretrizes globais de licença parental inclusiva (2020).
√ O lançamento de um grupo de recursos para trabalhadores, a fim de proporcionar uma fonte de apoio, inspiração e capacitação das mulheres para que melhorem as suas competências, expandam a sua rede e desbloqueiem todo o seu potencial.
√ O lançamento de um programa de mulheres em cargos de liderança para apoiar as mulheres que desempenham essas funções.
Conversa no Feminino
Sendo a igualdade e inclusão temas centrais da nossa ação, a Tabaqueira, por ocasião das comemorações de mais um Dia Internacional da Mulher, no passado dia 8 de março de 2022, organizou o webinar “Liderança no Feminino”, que juntou, na empresa, convidadas externas que tiveram a oportunidade de partilhar diferentes visões e perspetivas sobre o tema. Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil, Sara do Ó, fundadora do Grupo Your, e Patrícia Valente, Diretora de Recursos Humanos do Grupo ANF juntaram-se ao Diretor-Geral da Tabaqueira, Marcelo Nico, e à responsável de Recursos Humanos, Margarida Cardoso, para analisarem os progressos que estão a ser feitos rumo à igualdade e de que forma é que as organizações podem contribuir para esse futuro mais justo.
Nesta conversa, Patrícia Gaspar, mulher que tem feito a sua carreira num mundo ainda muito masculino, como é o das forças de segurança, lembrou que Portugal tem o enquadramento legal certo para garantir a paridade entre homens e mulheres, seja nas organizações públicas, seja nas empresas privadas. Contudo, seja este “um processo que não começou assim há tanto tempo”, ainda é preciso operar “uma mudança de mentalidades”. Mas “as mudanças de mentalidades não acontecem por decreto”, referiu, pelo que é necessário continuar a trabalhar – em casa, na família, nas escolas. Este, acredita, é um trabalho “que ainda custa mais às mulheres do que os homens. A sociedade ainda continua a olhar para as mulheres com expectativas muito específicas que nem sempre se aplicam aos homens. Continuam a ter de fazer um esforço adicional. Mas acho que estamos no bom caminho”, salientou.